LIFE IP CLIMAZ participa em mesa-redonda sobre Carbon Farming

Oradores da mesa redonda sobre a temática Carbon Farming. 3 homens e uma mulher, sentados em cadeiras almofadadas azuis marinho, duas mesas de apoio brancas e baixas com águas, copos e um microfone

Oradores da mesa-redonda sobre a temática Carbon Farming.

No passado mês de outubro, teve lugar, no auditório do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, o evento “Iniciativas para uma Produção Agrícola Sustentável”, promovido pela Terra Premium.

No âmbito do evento, realizou-se uma mesa-redonda dedicada ao tema Carbon Farming, que contou com a participação do gestor do projeto LIFE IP CLIMAZ, Pedro Machado. A iniciativa reuniu diversos intervenientes do setor agrícola, incluindo peritos, técnicos e agricultores, promovendo um espaço de reflexão colaborativa e participativa sobre os desafios e oportunidades para o futuro da produção agrícola na Região.

Durante o painel, o gestor do projeto LIFE IP CLIMAZ salientou que o Carbon Farming integra um conjunto de práticas agrícolas e de gestão do solo fundamentais para a prossecução da neutralidade carbónica. A mitigação do carbono é alcançada através do sequestro de dióxido de carbono (CO2) no solo e na biomassa, com recurso a práticas agrícolas regenerativas. Paralelamente, estas práticas contribuem para a adaptação e mitigação às alterações climáticas, ao melhorarem a capacidade de retenção de água no solo, a fertilidade e o teor de matéria orgânica, permitindo, assim, a redução do uso de fertilizantes.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Anterior
Anterior

Drones e Realidade Virtual (RV) na Promoção da Gestão Florestal e Restauro de Habitats

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ promove a descarbonização da frota regional