LIFE IP CLIMAZ promove a descarbonização da frota regional

Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática na frente a segurar a bandeira azul do Projeto Europeu do Programa LIFE em conjunto  com equipa do projeto LIFE IP CLIMAZ e da SRAAC, entre as carrinhas brancas elétricas adquiridas.

Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática com equipa do projeto LIFE IP CLIMAZ e da Secretaria do Ambiente e Ação Climática.

No passado dia 19 de dezembro, o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, procedeu à entrega das primeiras cinco viaturas pick-up elétricas, de um total de nove, destinadas a reforçar a frota operacional da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em todas as ilhas.

Este investimento, integrado no projeto LIFE IP CLIMAZ e cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, enquadra-se igualmente numa das medidas do Programa Regional para as Alterações Climáticas dos Açores (TM3), que visa promover a descarbonização da frota automóvel na Região.

As viaturas elétricas, da marca e modelo FOTON New e-Tuland 2025 PT, com cabine dupla, cinco lugares e quatro portas, distinguem-se pela sua robustez e versatilidade, permitindo aos vigilantes da natureza aceder a locais de difícil acesso para a proteção da biodiversidade, assegurando simultaneamente conforto e funcionalidade operacional.

Este projeto-piloto permitirá, pela primeira vez, avaliar o desempenho deste tipo de viaturas em contexto real, nomeadamente em ambientes e condições exigentes, como a topografia da Região, onde os serviços operacionais da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática desenvolvem diariamente a sua atividade.

Adicionalmente, esta medida contribui também para a redução dos custos de operação e manutenção das viaturas. A iniciativa reforça o compromisso da Região com as políticas de ação climática e de transição energética, promovendo uma mobilidade mais sustentável e eficiente.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Anterior
Anterior

LIFE IP CLIMAZ participa em mesa-redonda sobre Carbon Farming

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ visita a Ribeira da Tondela