LIFE IP CLIMAZ realiza plantação de espécies endémicas, na Ribeira Seca, ilha de São Jorge

No âmbito da Ação C5.3 – Projeto demonstrativo de “Adaptação baseada em ecossistemas” para enfrentar alterações climáticas, do projeto LIFE CLIMAZ coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, foi realizada uma intervenção de plantação nas margens da Ribeira Seca, na ilha de São Jorge.

Os trabalhos tiveram início com a remoção de espécies de flora invasora, com destaque para o incenso (Pittosporum undulatum) e a cana (Arundo donax), que dominavam a área, e posterior plantação de espécies endémicas.

Foram plantados 286 exemplares de espécies endémicas: pau-branco (Picconia azorica), folhado (Viburnum treleasei), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), tamujo (Myrsine africana), azevinho (Ilex azorica), sanguinho (Frangula azorica), urze (Erica azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

Esta iniciativa teve como objetivo reforçar as populações destas espécies e promover a estabilidade ecológica das margens da ribeira. A ação representa um contributo significativo para a preservação da biodiversidade e para a recuperação dos ecossistemas naturais, reafirmando o compromisso com o aumento da resiliência, a conservação da flora endémica e dos habitats prioritários da Região.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ faz apresentação da aplicação meteorológica Agri-CUA