LIFE IP CLIMAZ faz apresentação da aplicação meteorológica Agri-CUA

A Cooperativa União Agrícola, parceira do projeto LIFE IP CLIMAZ coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, apresentou a aplicação desenvolvida no âmbito do projeto no 2.º Encontro Micaelense da Cultura do Milho.

Dirigida aos agricultores, esta aplicação “Agri-CUA” integra uma rede de estações meteorológicas, instaladas em locais estratégicos na ilha de São Miguel, com relevância para a prática da atividade agrícola. Os dispositivos permitem obter informações mais precisas através da monitorização de diversos parâmetros, como a velocidade e direção do vento, temperatura, humidade do ar, pressão atmosférica, precipitação e radiação solar.

A disponibilização desses dados permite, aos agricultores locais, tomadas de decisão mais fundamentadas e preventivas ao longo das diferentes fases do desenvolvimento das culturas. As previsões meteorológicas são adaptadas à localização com base nos padrões meteorológicos passados, sendo possível ajustar o cronograma de plantação e aumentar a produtividade das colheitas.

A aplicação está disponível apenas para Android e pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Anterior
Anterior

LIFE IP CLIMAZ realiza plantação de espécies endémicas, na Ribeira Seca, ilha de São Jorge

Próximo
Próximo

Projeto LIFE IP CLIMAZ promoveu a terceira reunião de Advisory Board do setor da Energia e Mobilidade Sustentável