LIFE IP CLIMAZ inicia trabalhos de campo no âmbito do cálculo do carbono em solos florestais

No âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ, a Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT) está a desenvolver uma ação inovadora para quantificar o carbono acumulado nos ecossistemas florestais das ilhas Terceira e São Miguel.

Esta iniciativa, integrada na ação C.2.4 – Ensaios e Demonstração do uso de tecnologias LIDAR para monitorização da biomassa e sequestro de carbono, teve início em junho, com a recolha de amostras de solo para cálculo do stock de carbono orgânico, complementando a estimativa de carbono presente na biomassa aérea.

Durante o mês de julho, foram concluídas as amostragens nas parcelas de floresta de espécies endémicas na ilha Terceira, abrangendo áreas como Caldeira de Santa Bárbara, Morro Assombrado, Lomba, Terra Brava e Bela Rocha. Em agosto, os trabalhos prosseguiram em São Miguel, com a monitorização das parcelas na Serra da Tronqueira.

Este processo é essencial para compreender o papel das florestas na mitigação das alterações climáticas e reforçar a resiliência dos ecossistemas.

 

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Próximo
Próximo

O projeto LIFE IP CLIMAZ em destaque na revista da Associação Portuguesa da Qualidade (APQ)