LIFE IP CLIMAZ; Voluntariado na floresta dos Açores e visita de campo mostram o impacto do projeto

A Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial, em colaboração com várias entidades, promoveu, no passado dia 27 de setembro, uma ação de voluntariado no concelho do Nordeste, que incluiu uma subida noturna ao Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha. Cerca de 25 voluntários participaram nesta iniciativa, reforçando o compromisso coletivo com a conservação e sustentabilidade do território.

Estas ações destacaram o papel do projeto LIFE IP CLIMAZ, que visa implementar medidas do Plano Regional para as Alterações Climáticas nos Açores (PRAC), contribuindo para tornar a Região mais resiliente e sustentável. O projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, é essencial para a adaptação às alterações climáticas, através da gestão dos recursos florestais e naturais e da promoção de práticas inovadoras.

A iniciativa integra, ainda, o Plano de Ação 2024-2028 da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo, certificada pela Federação EUROPARC, que promove o turismo sustentável em áreas protegidas.

 

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ inicia trabalhos de campo no âmbito do cálculo do carbono em solos florestais