LIFE IP CLIMAZ participa no Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo de 2025

Nos dias 6 e 7 de março, decorreram na ilha de São Miguel as I Jornadas de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, promovidas pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC), no âmbito do Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo (CETS).

Neste contexto, a Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT) organizou a visita intitulada “A floresta do presente e do futuro”, que reuniu cerca de 20 participantes, entre empresários e operadores turísticos locais. Durante a iniciativa, foram apresentadas diversas atividades desenvolvidas no quadro da ação “Implementação do Plano de Ordenamento do Perímetro Florestal de São Miguel”, com destaque para o projeto LIFE IP CLIMAZ.

Este projeto visa melhorar as infraestruturas existentes, aumentando a capacidade de produção de espécies endémicas, em resposta às necessidades dos diversos projetos de conservação da natureza promovidos na Região Autónoma dos Açores. Pretende-se, ainda, a reconversão de áreas invadidas por espécies exóticas e zonas de pastagem em áreas de floresta natural, contribuindo para o reforço dos corredores ecológicos essenciais à preservação da biodiversidade.

 

A CETS representa uma parceria entre áreas protegidas e os vários agentes com um papel relevante no desenvolvimento turístico regional, com o objetivo de integrar princípios de sustentabilidade neste setor. A distinção da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo foi atribuída às Terras de Priolo em 2012 pela Federação EUROPARC – Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – em reconhecimento das boas práticas implementadas para assegurar um turismo sustentável em áreas protegidas, conciliando os interesses ambientais, culturais, sociais e económicos.

 

Considerando que o Perímetro Florestal e Matas Regionais de São Miguel, sob gestão da DRRFOT, ocupa uma parte significativa do território abrangido pelas “Terras do Priolo”, esta Direção Regional integrou desde o início a equipa técnica local, assumindo a responsabilidade pela implementação de diversas ações destinadas a promover os concelhos da Povoação e do Nordeste como destino turístico sustentável.

 

Ainda no âmbito deste evento, e com a presença do Eng.º Nuno Sousa, Diretor Regional da DRRFOT, foi apresentado, após a intervenção do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, o Plano de Ação delineado para 2024-2028. Foi também realizado um diagnóstico participativo junto de empresários, operadores turísticos e entidades locais, com vista a avaliar a situação atual e delinear perspetivas futuras para o desenvolvimento sustentável deste território.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Anterior
Anterior

Projetos LIFE realçam os trabalhos de conservação de natureza efetuado nas Reservas da Biosfera dos Açores

Próximo
Próximo

Projetos LIFE marcam presença no CRADS