Direção Regional dos Recursos Florestais promove ação de capacitação interna no âmbito do LIFE IP CLIMAZ

Entre os dias 8 e 12de maio, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, foi promovido pela Direção Regional dos Recursos Florestais, em colaboração com Direção Regional da Agricultura, mais um Curso de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos.

A presente ação de capacitação, que decorreu na ilha Terceira, sucede à contratação de 3 Assistente Operacionais, por parte da Direção Regional dos Recursos Florestais, no âmbito deste projeto.

A referida ação contou ainda com a participação de 4 elementos da Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos, também contratados no âmbito deste Projeto, bem como outros 𝘴𝘵𝘢𝘬𝘦𝘩𝘰𝘭𝘥𝘦𝘳𝘴.

Tendo em conta que, numa das ações (C8) sob a alçada da Direção Regional dos Recursos Florestais, existem duas sub-ações, nomeadamente a C8.2 – Reconversão de áreas de pastagem baldia em áreas florestais naturais e C8.3 – Reconversão de floresta baldia invadida, em floresta nativa, o controlo de espécies invasoras será efetuado recorrendo a métodos químicos. Esta iniciativa pretende habilitar os intervenientes para os princípios de proteção das culturas, segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos, sistemas regulamentares e redução do risco e armazenamento, transporte e acidentes com produtos fitofarmacêuticos, conceitos essenciais para quem lida diariamente com estes produtos.

No final da ação foi ainda possível efetuar uma pequena demonstração da máquina de monda térmica adquirida no final de 2022 para a ilha Terceira, no âmbito da sub-ação C8.4 – Projeto Piloto/Demonstrativo para o uso de monda térmica no controlo de espécies invasoras. Neste âmbito, pretende-se promover novos métodos de controlo mais ecológicos e eficientes para o controlo destas espécies, nomeadamente em zonas mais frequentadas por pessoas, nomeadamente 577 quilómetros de caminhos rurais e florestais, bem como em algumas reservas florestais de recreio.

Anterior
Anterior

PROJETO LIFE IP CLIMAZ - Reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha Graciosa

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ - Segundo dia do Seminário “Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas nos Açores”